quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MTV aponta hábitos de de jovens brasileiros

MTV aponta hábitos de de jovens brasileiros

01/12/2010 |

Redação

PAY-TV

A MTV Brasil apresentou nesta quarta, 1º, o Dossiê Universo Jovem. Trata-se da quinta versão de um estudo que a emissora faz periodicamente com jovens das classes ABC, com idade entre 12 e 30 anos, que representam 64 milhões pessoas.

O dossiê aponta que o jovem consumidor brasileiro incorporou as tecnologias de comunicação e as redes sociais no seu cotidiano, estando conectado, através de múltiplos dispositivos, em tempo integral e, portanto, se comunicando e consumindo o tempo todo. Este público não diferencia o meio do conteúdo, estando disposto a se informar e se entreter em qualquer plataforma.

Em relação à versão anterior do Dossiê, realizada em 2008, as atividades que mais cresceram entre o público jovem brasileiro estão navegar nas redes sociais, falar ao celular e realizar compras. Ao mesmo tempo, os jovens estão mais sedentários e menos ligados a atividades culturais e artísticas.

O consumo de mídia entre os jovens continua diluído. Este público costuma acessar todos os meios. Contudo, algumas mudanças são apontadas no dossiê. Os meios jornal, revista e livro são acessados atualmente por um número menor de jovens, enquanto TV, Internet, celular e cinema passam a ser consumidos por um percentual maior.

Para a elaboração do estudo foram feitas pesquisas com 154 jovens na fase qualitativa e 2 mil jovens na quantitativa. As pesquisas foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Porto Alegre, entre maio e julho de 2010.

 

Maioria frequenta lan house para jogos e diversão, aponta estudo

Maioria frequenta lan house para jogos e diversão, aponta estudo

01/12/2010 |

Redação

IDG Now!

A maioria dos frequentadores de lan house no Brasil vai a esses estabelecimentos para jogar e se divertir, e uma minoria a frequenta para fazer cursos. Essa foi uma das revelações da pesquisa TIC Lanhouses 2010, divulgada nesta quarta-feira (1/12) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

De acordo com o levantamento, jogar games foi a razão apontada por 66% dos donos de lan houses para que clientes frequentem seu estabelecimento. Divertir-se na Internet e usar a impressora foram as opções indicadas por 60%, enquanto encontrar pessoas foi o motivo apresentado por 36%. Fazer cursos na Internet, em contrapartida, foi citado por apenas 4% dos entrevistados.

O estudo também atribui às lan houses um forte papel de inclusão digital: 81% dos donos dos estabelecimentos disseram que seus frequentadores os visitam porque não têm computador em casa. A ausência, em casa, de uma conexão com a Internet foi a razão apontada por 75% dos entrevistados.

A pesquisa apurou ainda que 80% dos negócios de lan house se veem como empresas familiares – a maioria (74%) tem três funcionários ou menos. Quase a metade delas (46%) tem de seis a dez computadores, que dividem espaço com outros negócios, como lojas de produtos de informática (29%), bomboniere (23%) e lanchonete (21%).

Para o futuro, 63% querem expandir o número de computadores e 62% aumentar a variedade de serviços.

Em termos de infraestrutura, a maioria das lan houses tem conexão com velocidades entre 1 Mbps e 2 Mbps. Só 15% têm conexões com mais de 8 Mbps. E 28% têm conexões com 1 Mbps ou mais baixas. Além disso, 59% têm até 400 usuários cadastrados, e só 13% têm base com mais de mil cadastros.

A pesquisa foi elaborada com base em coleta de dados realizada entre julho e agosto de 2010 e ouviu os donos de 412 estabelecimentos em todo o território nacional.