segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Observatório informará sobre infraestrutura artística

O projeto Observatório da Cultura, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), foi apresentado à comunidade na última quinta-feira, 18, no Mercado Público. Dias antes de entrar em funcionamento, a iniciativa foi premiada pela Prefeitura de Barcelona com um subsídio de 80 mil euros. 

Primeiro projeto desta natureza no sul do Brasil e um dos primeiros no continente, o Observatório da Cultura de Porto Alegre será um centro de referência para informações sobre a cultura na Capital em termos de infraestrutura (serão listados e qualificados teatros, museus, bibliotecas, galerias e outros equipamentos congêneres), de agentes culturais (grupos e indivíduos ativos em música, literatura, teatro, dança, artes plásticas, entre outros) e mesmo de editais e fundos de fomentos à produção, divulgação e distribuição de obras. (
fotos)

Em resumo, trata-se de um vade mecum, ou um dicionário de referência sobre o setor cultural na Capital, uma ferramenta essencial não apenas para quem procura espaços, artistas ou possibilidades de financiamento, mas também com vistas ao estudo e à mensuração da economia da cultura na cidade. Todos esses tópicos serão indexados inicialmente pela equipe formada especialmente para conduzir a tarefa, passando em seguida ao auto-cadastramento via Internet. Todos os interessados poderão oportunamente cadastrar suas informações no local, bem como seus contatos, currículos e homepages.

Acesso mais fácil - O projeto surge do reconhecimento da cultura como um direito dos cidadãos, garantido pela Constituição, que em consequência exige maior responsabilidade dos governos no tratamento das políticas públicas para o setor. “Este ato marca o início de uma importante fase pela qual o público em geral terá acesso fácil às informações da área cultural da cidade”, enfatizou o prefeito em exercício, Nelcir Tessaro.

O Observatório Cultural de Porto Alegre: Informação e Capacitação para o Desenvolvimento foi premiado pela Prefeitura de Barcelona (Espanha), entre vários projetos de cooperação cultural apresentados por países do Mediterrâneo, Américas e África reunidos no marco da Agenda 21. Com isso, faz jus a um prêmio no valor de 79.999,00 euros. O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, que organizou a inscrição junto àquela entidade, destacou ser “um caso raro de projeto premiado antes mesmo de começar a funcionar”.

Com sede no Mercado Público, no momento a equipe do Observatório dedica-se à busca de parceiros para a viabilização de projetos como um portal web interativo para a cultura local, iniciativas de capacitação de gestores e apoio a empreendedores culturais, além de diversas pesquisas com a finalidade de conhecer melhor o panorama cultural da cidade. Trata-se de uma ferramenta que auxiliará todo e qualquer produtor cultural, artista, pesquisador ou mesmo turista que chegar na Capital em busca de dados sobre cultura e arte de Porto Alegre.

Na ocasião, também foi apresentado o livro Fumproarte 15 anos, contendo dados consolidados sobre os subsídios concedidos pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, um dos pioneiros no Brasil no financiamento da cultura. Acompanha o livro um DVD institucional com depoimentos de pessoas que fizeram a história do Fumproarte.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3225-0793, pelo e-mail assespe@smc.prefpoa.com.br ou no Memorial do Mercado Público (loja 38, 2º pavimento do Mercado). Também é possível acompanhar as atividades do Observatório da Cultura pelo blog http://culturadesenvolvimentopoa.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário